orientações

Pós Operatório

Pós-operatório mentoplastia

Quanto tempo dura a recuperação da mentoplastia?

O retorno às atividades básicas varia entre 7 e 14 dias, depende de condições como complexidade da cirurgia e saúde geral do paciente. Depois desse tempo, ainda existem alguns cuidados que devem ser seguidos, principalmente relacionados com a alimentação, esforço físico intenso e atividades com risco de impacto na face.

Experiência de internação hospitalar:

Após a cirurgia você vai acordar na sala de recuperação e provavelmente permanecerá nesta durante a noite. Enquanto estiver na sala de recuperação, você terá a equipe de enfermagem com você o tempo todo, caso você precise de algo.

Dieta

No primeiro dia após a cirurgia você começará a beber líquidos e a comer alimentos pastosos. (Você continuará com uma dieta pastosa após a alta e geralmente pode progredir para alimentos macios dentro de uma semanas).

É importante tomar o máximo de líquido possível para evitar a desidratação durante este período. Você pode usar uma seringa, copo, colher ou garfo para levar os líquidos e alimentos à sua boca.

Higiene oral

Nas primeiras semanas os dentes devem ser escovados 2 vezes ao dia até onde for possível sem sentir desconforto. Será necessário bochechar Periogard de 12/12h para ajudar na higiene.

Inchaço (edema)

O inchaço facial é esperado após a cirurgia, mas aproximadamente 80% desaparecerão dentro de 2 semanas. Normalmente leva alguns meses antes de todo o inchaço desaparecer. Bolsas de gelo são usadas nas primeiras 72 horas após a cirurgia e ajudam a reduzir o inchaço.

Dor

Não é comum o relato de dor intensa após a mentoplastia, de modo geral a dor é moderada e bem controlada com uso da medicação.

Parestesia

A parestesia é a perda de sensibilidade causada pela intervenção cirúrgica. No pós-operatório imediato (4 semanas) é mais intenso e reduz até os 6 meses de pós-operatório.  A parestesia pode ser permanente principalmente na região do mento (queixo) e lábio inferior, mas é bem tolerada pelo paciente, tendo em vista que os benefícios da cirurgia suprimem este efeito colateral.

Fisioterapia e Nutrição

As terapias auxiliares ajudam na recuperação e conforto pós-operatório, na otimização dos resultados e na preparação que antecede a cirurgia.  Siga as recomendações do cirurgião.

O Dr. Marcos estará à disposição no auxilio ao pós-operatório, siga as orientações!

Parestesia

A parestesia é a perda de sensibilidade causada pela intervenção cirúrgica. No pós-operatório imediato (4 semanas) é mais intenso e reduz até os 6 meses de pós-operatório. A parestesia pode ser permanente principalmente na região do mento (queixo) e lábio inferior, mas é bem tolerada pelo paciente, tendo em vista que os benefícios da cirurgia suprimem este efeito colateral.

Fisioterapia e Nutrição
As terapias auxiliares ajudam na recuperação e conforto pós-operatório, na otimização dos resultados e na preparação que antecede a cirurgia. Siga as recomendações do cirurgião.

O Dr. Marcos estará à disposição no auxilio ao pós-operatório, siga as orientações!